Com o avançar da execução do Portugal 2030, descubra as melhores práticas para obter uma candidatura bem-sucedida e maximizar as oportunidades de financiamento.
O Portugal 2030 materializa o Acordo de Parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia, em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027, do montante global de cerca de 23.000 M€.
Com o avançar da execução do Programa-Quadro do Portugal 2030, torna-se possível clarificar quais as melhores práticas a adotar para se obter uma candidatura bem-sucedida.
1. Obtenção de um aconselhamento personalizado
Antes da submissão de qualquer candidatura é fundamental compreender qual a viabilidade e o potencial dos projetos/investimentos no âmbito dos objetivos do Portugal 2030.
Uma candidatura bem-sucedida exige uma base sólida, apenas possível com:
- Realização de análises de viabilidade prévias
- Estimativas de investimento detalhadas
- Estudos de capacidades de execução ou de financiamento
2. Definição do conjunto de investimentos
O Portugal 2030 estrutura-se por via da distribuição através de programas, organizados por temas e por regiões. Uma definição criteriosa do caminho a seguir torna-se fundamental para aumentar a probabilidade de enquadramento dos tipos de projetos/investimentos aos diferentes apoios.
É no âmbito de cada programa que são criados os apoios e definidas as condições a cumprir por quem se quiser candidatar. Cada projeto deverá estar alinhado com as prioridades de cada programa, como:
- Inovação
- Transição digital
- Sustentabilidade
3. Submissão de um Registo de Pedido de Auxílio (RPA)
Apesar do Registo de Pedido de Auxílio não atribuir diretamente um financiamento, permite às entidades iniciarem os investimentos sem arriscarem perder a elegibilidade da despesa que realizem previamente à abertura do respetivo aviso.
💡 Importante
O RPA marca o início do projeto de investimento e apenas pode ser utilizado pela(s) mesma(s) entidade(s) beneficiária(s) que apresentará(ão) posteriormente a candidatura a financiamento.
4. Submissão de uma candidatura de forma oportuna
Submeter uma candidatura dentro do prazo é fundamental, no entanto, submeter atempadamente pode ser decisivo. Garantir a qualidade de todos os entregáveis necessários e uma gestão eficiente do processo podem ser um fator determinante para:
- A elegibilidade do projeto
- A ótima execução do projeto
5. Acompanhamento e gestão de candidatura
Uma candidatura bem-sucedida não termina na sua submissão. Garantir um acompanhamento que se traduza no cumprimento de prazos e numa gestão eficaz da execução do projeto podem fazer a diferença entre a totalidade da aprovação ou a sua reprovação.
O apoio da FI Group
Na FI Group oferecemos um serviço completo de apoio à candidatura:
- Auxílio na recolha de todas as informações pertinentes
- Análise detalhada que visa maximizar o potencial de aprovação
- Elaboração de roadmap e enquadramento nos financiamentos disponíveis
- Monitorização constante das novidades e alertas sobre abertura e fecho de avisos
- Acompanhamento em todas as fases da candidatura
- Gestão eficaz no pós-submissão
Com o apoio da FI Group, os nossos clientes podem contar com um parceiro comprometido em todas as etapas do processo, desde a conceção do projeto até à sua implementação e conclusão.